segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Projeto Pedagógico em Artes Visuais – Porta de entrada.







UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
Faculdade de Artes Visuais
Licenciatura em Artes Visuais
Disciplina- Estágio Supervisionado III

Prof- Reijane Cunha / Vinícius Leonardo
Aluna- Helena Maria Silva Borges
Pólo UAB de São Simão- Goiás



Desenvolvimento da ação.

Projeto Pedagógico em Artes Visuais – Porta de entrada.

Praça Júlio Bernardes de Oliveira.

Introdução

 
Este Projeto tem como objetivo resgatar e conhecer a história da evolução sócio-cultural das famílias tradicionais da cidade de São Simão por meio de fotografias, registros, exposição, relatos e documentos relatando a linha do tempo, onde compararemos o passado e o presente da cidade.

A cultura, é um veículo que se torna referência nas práticas sociais e nela estão deferentes formas que grupos tem para expressar as linguagens que configuram uma identidade, como também afirma Hall:

As culturas nacionais, ao produzir sentidos sobre a “nação”, sentidos com os quais podemos identificar, constroem identidades. Esses sentidos estão contidos nas estórias que são contadas sobre a nação, memórias que conectam seu presente com seu passado e imagens que dela são constituídas (HALL, 2006 p. 51).
É nesta direção que este projeto pedagógico pretende promover diálogos reflexivos e críticos sobre as visualidades, focando nosso olhar nos espaços/lugares de vivências e destacando diferentes universo identitários, que se configuram e se tornam referencias nos universos individuais e coletivos.
A partir dessas questões, buscamos respostas na arte que, segundo Arthur Efland, tem o objetivo de contribuir para a compreensão da paisagem social e cultural da qual faz parte todo indivíduo, estabelecendo conexões entre a diversidade de conhecimentos que permeiam a vida pessoal e social de cada um. A Produção e compreensão de imagens são frutos do momento em que vivemos. (Efland apud, Hernandez, 2004, p. 41) Registrar momentos com a finalidade de preservar, compreender, decifrar, solucionar ou renovar aspectos de uma realidade sempre foi uma necessidade do ser humano. A fotografia, por ser um tipo de imagem específica muito próxima de todos onde se registra modelos de vivência, por onde podemos compreender trajetos históricos, sociais, identitários, torna-se um suporte utilizado para compreender as narrativas presentes nos contextos sociais, sendo que sua escolha como modalidade foi reinvidicada pelos professores em uma pesquisa feita pela Secretaria de Educação na rede estadual em 2006.


Área de execução- Praça Júlio Bernardes de Oliveira

Público alvo- Crianças, jovens e adultos


Conteúdo- Resgate da cultura e história de São Simão

Tema-Visão Poética de São Simão

Tempo de execução- 04 horas (18:00h às 22:00h).

I- Objetivo geral

Levar ao conhecimento da população a história de São Simão , resgate de sua cultura, que até então vive apenas na memória de alguns antigos moradores, a qual o tempo vai aos poucos apagando e também, em alguns informativos de época que o mesmo tempo encarrega de consumir.


II- Objetivos específicos

· Que o público alvo aprendam a: Conhecer a história da cidade por meio de documentação, fotografias, relatos, etc.
· Valorizar o patrimônio social e cultural.
· Reconhecer e refletir sobre a necessidade de vivenciar o desenvolvimento no decorrer dos tempos
· Compreender a diversidade a partir da visualidade dos biótipos humanos.

III- Justificativa

 
“Quem não registra tem lembranças
Quem registra tem memórias”.
Assim, este projeto terá a finalidade de mostrar a relação entre passado e futuro dos habitantes sãosimoenses, além de retratar diferenças e semelhanças das imagens (fotografias), interagindo com a experiência vivida e ensinando arte por meio da compreensão crítica, contextualização e fazer artístico são reconstruções de olhares sob diferentes vertentes, pois as imagens presentes em todos nossos trajetos, inclusive os percorridos por nossos sonhos e imaginação.


IV- Metodologia

Segundo Hernandez (1998/2000), as obras de arte que incluímos imagens podem ser compreendidas sob perspectivas diferentes, nos âmbitos de compreensões que de outras disciplinas e saberes humanos, como a História da (sociedade e da cultura) a Antropologia, a Estética, a Pedagogia, a Crítico Social e a Biografia dos indivíduos.


Recursos usados
Fotografias, pinturas, livro Cessou o canto das águas (João Alberto).

V- Avaliação

 
Será feita observando o interagir de cada um e como reage diante da exposição, análises de imagens e comentários sobre o tema abordado.

VI- Bibliografia


Hall, Stuart. In: A Identidade cultural na pós-modernidade. Tradução Tomaz Tadeu da Silva e Guaracira alopes Louro. Rio de Janeiro: DP & A, 2005.

Livro: Cessou o canto das águas- João Alberto Soares Floriano.

Texto complementar:
O município de São Simão está localizado no extremo sudoeste goiano, na bacia do rio Paranaíba pertencente à micro-região de Quirinópolis e à meso-região do Sul goiano. Limita-se ao norte com o município de Paranaiguara; ao sul e a leste com o município de Santa Vitória – MG; a oeste com o município de Caçu. A região é dotada de clima tropical temperado e apresenta temperatura média d e23 graus; o município ocupa hoje uma área de 476 quilômetros quadrados, numa altitude de 490 metros. A população é de aproximadamente 18.600 habitantes. Dista da capital do estado 376 quilômetros em rodovia. Fazem parte de sua hidrografia os rios Paranaíba e Claro.


Complementos:
A)- Utilizei como referência para orientação desta produção pedagógica:
Sebastião Salgado (1944)- Fotógrafo rigorosamente clássico, que consegue dotar seus temas com dimensões épicas. Seus motivos preferidos são as migrações, as multidões, as massas em deslocamento ou em situação de trabalho, As fotografias do artista citado são analógicas e em preto e branco , segundo a velha escola do fotodocumentarismo.

* No meu projeto será usado fotografias em preto e branco da época passada da história de São Simão Velho, destruído pelas águas do rio Paranaíba.


B)- Será realizado na praça Júlio Bernardes de Oliveira no dia 10 de Novembro de 2010, no período das 16:00 às 23:00 h, horário que foi disponibilizado o local, onde será mostrado através de fotografias e materiais da época, a história de São Simão,apresentando os valores culturais.


C)- Os materiais usados são fotografias, objetos antigos, documentários e apresentação artística com artistas do local.


D)- A forma de registro para apresentar no blog será feita através de relatos de participantes da exposição em forma de documentário,filmagem e fotos, falando sobre a diversidade da cultura , fatos históricos, mostrando os valores implantados durante o crescimento da nova cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário