Relatório sobre os resultados da proposta artístico-pedagógica.
Tema- Visão Poética de São Simão.
É nesta direção que este projeto pedagógico promoveu diálogos reflexivos e críticos sobre as visualidades, focando nosso olhar nos espaços/lugares de vivências e destacando diferentes universo identitários, que se configuram e se tornaram referencias nos universos individuais e coletivos.
Área de execução- Praça Júlio Bernardes de Oliveira
Público alvo- Crianças, jovens e adultos
Conteúdo- Resgate da cultura e história de São Simão
Tempo de execução- sete horas (16:00h às 23:00h).
O público alvo aprenderam a conhecer a história da cidade por meio de documentação, fotografias, relatos, e percebi o entusiasmo de cada cidadão, independente da idade, a satisfação e curiosidade sobre o olhar para aquelas imagens. Para muitos, lembranças do passado, do seu cotidiano, para outros, estavam em frente a imagens que sabiam somente relatos da história por seus familiares.
Foi muito válido esta intervenção através de uma exposição, pois as pessoas puderam ver o quanto valorizar o patrimônio social e cultural é importante.
Reconheceram e refletiram sobre a necessidade de vivenciar o desenvolvimento no decorrer dos tempos, contando a história da cultura passada para a nova geração.
Compreenderam a diversidade a partir da visualidade dos biótipos humanos.
Complementos:
Sebastião Salgado (1944)- Fotógrafo rigorosamente clássico, que consegue dotar seus temas com dimensões épicas. Seus motivos preferidos são as migrações, as multidões, as massas em deslocamento ou em situação de trabalho, As fotografias do artista citado são analógicas e em preto e branco , segundo a velha escola do fotodocumentarismo.
* No meu projeto foi usado fotografias em preto e branco da época passada da história de São Simão Velho, destruído pelas águas do rio Paranaíba.
B)- Foi realizado na praça Júlio Bernardes de Oliveira, no dia 10 de Novembro de 2010, no período das 16:00 às 23:00 h, horário que foi disponibilizado o local.
C)- Os materiais usados foram: fotografias, objetos antigos, documentários e apresentação artística com artistas do local. (Abrahão e Suelene).
Nenhum comentário:
Postar um comentário