A cidade e suas possibilidades educativas.
O Estágio I trouxe a oportunidade de re-avaliarmos nossa prática docente, ao mesmo tempo em que reconstruímos essa prática em outros paradigmas, teóricos e práticos, com nossos mapeamentos, cartografias. Aprendemos nesta etapa, investigar, refletir sobre rotinas, conflitos e saberes pedagógicos, além de realizarmos a primeira intervenção pedagógica, na educação formal.
No Estágio Supervisionado III a proposta será vivenciarmos a cidade como referência para elaboração de projetos de ação educativa, considerando que é uma escala infra urbana que a vida cotidiana e a relação entre cidade, cultura e cidadania podem ser analisadas com maior profundidade.
1.1- A cidade educativa: seus lugares, seus habitantes, seus ofícios, sua cultura.
O desafio será olhar para a cidade de uma maneira diferente, nesse sentido trazido pelo poeta (Alberto Caieiro) - olhar daquele que acaba de chegar, de quem acaba de nascer para a eterna novidade do mundo, ver aquilo que nunca havíamos prestado atenção no contexto cotidiano, no dia a dia.
1.2- Imagens: (Desconstruções - Proposta para um passeio etnográfico
estapa será com uma caminhada imaginária pela cidade, tornando para si tudo aquilo que este passeio pode ter suscitado, botando o pé na rua e caminhar de fato pela cidade, tornando o familiar estranho!!!
Toda cidade forma, todas elas educam, pois todas são resultados de um processo cultural, histórico e social.
Assim, esse olhar pela cidade irá buscar descobrir em cada um a cidade que habita, que foi se construindo ao longo dos tempos e que, podem representar a possibilidade de ir consolidando um olhar mais apurado - olhar crítico e mais sensível para o contexto e o meio ambiente.
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